9 revistas para se manter atualizado sobre o oceano

Fontes de informação, entretenimento e com matérias especializadas, as revistas são um ótimo modo de nos mantermos atualizadas sobre o oceano. Aqui estão algumas revistas de divulgação científica para acompanhar o tema:

Revistas Brasileiras

A Ciência e Cultura – uma revista trimestral que combina ciência, cultura, arte e filosofia – lançou uma edição especial em 2021 que apresenta as ações da Década do Oceano no Brasil, além de abordar temas como: ciências oceânicas e produção de conhecimento nacional; cultura e comunicação oceânicas e relações entre conhecimento, oceano e sociedade.

Diálogos Socioambientais é outra revista que dedicou uma edição às temáticas oceânicas. Focada nas relações entre sociedade e natureza, publicou em 2022 uma edição sobre a cultura oceânica e inclui textos sobre lixo, o direito a um oceano saudável, a influência do oceano no clima e segurança alimentar.

Desde 2021, a Ciência Hoje e sua versão infantil, a Ciência Hoje para Crianças, têm colunas dedicadas ao oceano. Essas são revistas de divulgação científica com publicações mensais que já abordaram temas como relevo marinho, mudanças climáticas, efeitos das ações humanas em ambientes marinhos, recursos marinhos renováveis e transporte marinho.

Apesar da versão brasileira não ter uma sessão dedicada ao tema, a Natgeo é uma revista que publica constantemente sobre o assunto e já abordou uma variedade de temas que vão desde mudanças climáticas e poluição, passando por vida marinha e comportamento animal, até bem estar e turismo.

Si hablas español

Se você fala espanhol, vale a pena conferir a versão em espanhol da NatGeo, que conta com uma coluna sobre vida oceânica. A revista já publicou textos sobre animais, mudanças climáticas, áreas protegidas e ecossistemas marinhos.

Uma outra opção é a revista Ciencia, publicação trimestral da Academia Mexicana de Ciencias, já dedicou algumas edições especiais sobre temas relacionados ao oceano, como mamíferos marinhos, sargaço e microplásticos.

Para quem fala inglês

Algumas opções em inglês são:

A World Ocean Review é publicada por uma organização sem fins lucrativos chamada Maribus que pretende sensibilizar o público, divulgar as ciências oceânicas e ajudar na proteção eficaz do oceano. Já abordou temas como uso sustentável, recursos marinhos, papel do oceano na manutenção da vida na Terra e mudanças climáticas.

A Hakai Magazines é uma revista que traz narrativas escritas, em áudio e em vídeo sobre a vida em áreas costeiras ao redor do mundo, sejam elas ambientes terrestres ou aquáticos. A revista já abordou temas como florestas úmidas, vida e comportamento animal, mudanças climáticas, áreas protegidas e importância dos ecossistemas.

Nautilus Oceano é uma revista mensal por assinatura que disponibiliza 2 artigos por mês para leitores não pagantes. A revista pretende conectar as ciências oceânicas à filosofia, cultura e arte e já abordou temas como ecossistemas marinhos, interação de mulheres com o oceano, relação de povos indígenas com espécies marinhas e até mesmo sea shanties (as canções de trabalho que os marinheiros cantavam.