Conheça 6 bancos de imagens gratuitos sobre o oceano

Juliana Di Beo

Com diversas fotografias sobre o oceano, sua biodiversidade e impactos ambientais, aqui estão alguns projetos brasileiros e internacionais que reúnem fotos de regiões costeiras e oceânicas que podem ser acessadas e usadas gratuitamente.

Todas as fotos têm a licença Creative Commons, que permite seu uso para fins não-comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados. Para saber mais detalhes da licença, leia os termos de uso no site de cada banco de imagem.

Bancos de Imagens Nacionais

Cifonauta é um banco de imagens de biologia marinha formado por mais de 10 mil imagens e vídeos de organismos marinhos organizados por informações descritivas como classificação taxonômica, estágio de vida, localização geográfica e referências com especialistas. Estudantes, professores, jornalistas, divulgadores de ciências e curiosos encontrarão imagens variadas de ambientes e animais da costa brasileira. O Cifonauta foi idealizado por Álvaro E. Migotto e Bruno C. Vellutini, pesquisadores do Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo (Cebimar) em colaboração com pesquisadores e estudantes, e o apoio do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Banco de Imagens do Instituto Últimos Refúgios é formado por uma coleção de imagens extensa e de alta qualidade da maioria dos ecossistemas brasileiros, incluindo mais de 600 imagens de praias e oceano, além de mamíferos, aves e plantas. O Instituto Últimos Refúgios é uma organização da sociedade civil (OSC) que atua na conservação ambiental e cultural relacionada à natureza no Espírito Santo. Um dos propósitos do instituto é ser uma referência nacional na criação de acervos fotográficos e audiovisuais sobre a natureza que envolve uma extensa rede de colaboradores. Para fazer uso das imagens é preciso fazer uma solicitação por email.

Banco de Imagens Cepsul reúne coleções de fotos de ambientes marinhos e costeiros, animais marinhos, petrechos de pesca e embarcações de pesquisa do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul (Cepsul). Esse centro de pesquisa, vinculado ao ICMBio, realiza pesquisas científicas e monitoramento da biodiversidade marinha para a conservação das espécies ameaçadas de extinção no Sudeste e Sul do Brasil.

Bancos de Imagens Internacionais

Ocean Image Bank é um banco de imagens da Ocean Agency, uma agência criada para o oceano com o objetivo de potencializar ações de conservação, educação e pesquisas em ciência oceânica. O banco de imagens reúne uma série de fotos e vídeos ao redor do mundo. Imagens de recifes de corais, manguezais, gramas marinhas, mar profundo e os seres vivos desses ambientes são destaques do banco. É possível também encontrar imagens de poluição por plástico, fenômenos causados pelas mudanças climáticas, como o branqueamento de corais e interações de pessoas com o oceano. O Ocean Agency é um projeto endossado pela Década do Oceano da ONU.


Ocean Visuals é uma coleção de mais de 90 imagens selecionadas por um júri independente, baseadas em evidências de impactos climáticos em regiões oceânicas e costeiras. O objetivo do projeto é construir um banco com imagens baseadas em evidência sobre os efeitos das mudanças climáticas no oceano e em regiões costeiras. O Ocean Visuals é parte do projeto Climate Visuals que reúne outras coleções de imagens com o propósito de aumentar a diversidade e o impacto da comunicação visual sobre o clima. Além disso, o projeto fornece orientações, recursos e pesquisas sobre como tornar a fotografia sobre mudanças climáticas atraente e impactante .

A Biblioteca Digital da NOAA é um banco de imagens criado pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês). A NOAA é uma instituição ligada ao governo estadunidense dedicada à pesquisa meteorológica, monitoramento climático para gestão pesqueira, restauração costeira e apoio ao comércio marítimo. A biblioteca digital contém coleções diversas de imagens sobre o oceano, como os litorais da América, biodiversidade marinha, restauração costeira, fenômenos climáticos, expedições no mar profundo e imagens aéreas.