Projeto de comunicação sobre o Oceano e a Década do Oceano
A Ressoa Oceano é uma rede colaborativa de comunicação sobre o oceano. Apostamos na ação conjunta de atores sociais diversos, na transdisciplinaridade e na capacitação para potencializar a visibilidade e a qualidade das pautas nos debates sociais; na divulgação de conteúdos atuais sobre oceano; no oferecimento de fontes de informação de qualidade e diversidade para a mídia e na curadoria de informações.
A iniciativa tem potencial de mobilizar ações para conscientização e mudança de comportamento em relação à cobertura, percepção e visibilidade sobre o oceano, com potenciais desdobramentos sobre políticas públicas.
Fortalecer iniciativas de comunicação sobre o Oceano e expandir as fronteiras da ciência e cultura oceânica em regiões próximas ou distantes do litoral. Queremos disponibilizar informação de qualidade para todos e promover, por meio do conhecimento, um Oceano que precisamos para o futuro que queremos.
A Ressoa Oceano surgiu de uma parceria entre Labjor/Unicamp, Cátedra UNESCO pela Sustentabilidade do Oceano da Universidade de São Paulo, o projeto Ilha do Conhecimento e a Liga das Mulheres pelo Oceano, como parte da Década do Oceano organizada pela Unesco.
O Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) pertence ao Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É uma instituição pública, criada em 1994, que investe na formação de competências em jornalismo de ciência e de crítica da mídia por meio de cursos de mestrado, especialização, treinamento e consultorias. Atua também nas frentes de pesquisa e extensão com uma equipe multidisciplinar, tendo nascido para ser um laboratório de jornalismo onde a experimentação, o pensamento crítico, a criatividade e a capacitação intelectual fossem (e são) parte central de sua constituição. Já formou mais de 400 jornalistas de ciência e cerca de 200 mestres em divulgação científica e cultural e dentre seus produtos estão podcasts, revistas, blogs, exposições e livros
A Cátedra Unesco para a Sustentabilidade do Oceano atua como um Centro de Conhecimento de iniciativas sobre o Oceano, um Laboratório de Ideias para promoção da sustentabilidade e uma Organização de Fronteira para integrar a ciência com a tomada de decisão e o Oceano com a sociedade, considerando tanto questões locais a globais. Nossa missão é construir “o Oceano que necessitamos para o futuro que queremos”, colaborando amplamente, canalizando iniciativas, catalisando atores e parcerias e catapultando ações.
A Liga das Mulheres pelo Oceano é um movimento em rede criado em 8 de março de 2019 com o intuito de integrar os esforços de emancipação das mulheres e atuar pela conservação do oceano. A Liga agrega mais de 2500 mulheres de diferentes expertises distribuídas em todas as regiões do Brasil e diversos países. Através de uma comunicação baseada na ciência e de linguagem direta, a Liga busca engajar diferentes públicos em prol da conservação do oceano e equidade de gênero.
A Ilha do Conhecimento é um projeto independente, voluntário e sem fins lucrativos voltado à popularização da ciência. Temos dois objetivos principais: (1) Oferecer fontes de conhecimento científico e de seu processo de construção para os públicos interessados em ciência; (2) Estabelecer uma plataforma colaborativa de comunicação pública da ciência para pesquisadores e especialistas. Acreditamos que uma vez que o “Universo é o que sabemos dele”, quanto mais conhecermos sobre nosso mundo, melhor vamos compreendê-lo, interpretá-lo e identificar suas necessidades, nos tornando mais capacitados para atuar no que gostaríamos de transformar.
Você pode colaborar com a Rede Ressoa Oceano enviando conteúdos para a nossa curadoria, indicando, temas, pessoas e projetos voltados para a ciência e cultura oceânica e divulgando a nossa Rede. Envie uma mensagem para a gente e cadastre-se para receber a nossa newsletter.